domingo, 12 de setembro de 2010

Do lixo para o carro

Jovens pesquisadores desenvolvem novo uso para embalagens Tetra Pak, usadas em produtos como leite pasteurizado: elas podem ser transformadas em para-sóis para automóveis, evitando temperaturas internas que podem chegar a 90ºC no verão
Do lixo para o carro

O para-sol feito com embalagens de leite longa-vida que iriam para o lixo: a camada de alumínio existente na camada interna das caixas cria uma barreira para impedir a entrada de luz pelo painel do carro (foto: cortesia dos pesquisadores).

Reduzir o lixo urbano e contribuir para a conservação do meio ambiente. Foi com esses objetivos que um grupo de estudantes de engenharia ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), no sul fluminense, desenvolveu um pára-sol – protetor solar para automóveis – utilizando embalagens Tetra Pak recicladas.

Para proteger os alimentos, esse tipo de embalagem tem na composição uma camada de alumínio, que cria uma barreira para impedir a entrada de luz. A equipe, orientada pelo engenheiro Jaime Alex Marques da Silva, percebeu que essa propriedade do material poderia ser aproveitada para construir os protetores solares de modo a evitar o superaquecimento dos veículos, como explica a estudante Daniela Vasconcelos, integrante do grupo.

Fonte :Camilla Muniz - Ciência Hoje On line

Leia o texto original na integra em : http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2010/273/do-lixo-para-o-carro

Nenhum comentário:

Postar um comentário